quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SOB A LUZ DO FAROL – AUTOR: VIEGAS FERNANDES DA COSTA

São 35 crônicas selecionadas pelo próprio autor dentre as melhores que publicou na mídia. Segundo a escritora Urda Alice Klueger, que assina a apresentação da obra, “são textos que nos podem fazer rir quanto revirar o que temos de mais íntimo e nos apunhalar de dor; são como afiadas espadas de luz que Viegas cria com leveza ou angústia, e que nos esperam no livro para nos atravessar”. O posfácio leva a assinatura do escritor Maicon Tenfen.
Leves, irônicos ou líricos, os textos que compõem “Sob a Luz do Farol” demonstram o compromisso do autor com o seu tempo e com a sociedade em que vive.
Viegas Fernandes da Costa nasceu no município de Blumenau em 21 de fevereiro de 1977. Formado em História e professor de Humanidades no Colégio Metropolitano de Indaial, começou a escrever muito cedo. Poeta, contista, cronista e ensaísta, possui inúmeros trabalhos publicados na imprensa nacional e em antologias, detendo inclusive alguns prêmios literários. Viegas mantém também a coluna “Crônica da Semana”, distribuída para milhares de endereços eletrônicos em mais de uma dezena de países.

Apresentação da escritora Urda Alice Klueger para o livro “Sob a Luz do Farol”, de Viegas Fernandes da Costa.

Conheci Viegas em janeiro de 1997, quando sentamos em carteiras vizinhas para fazermos nosso Vestibular de História. Ele me reconheceu de imediato, e fiquei impressionada com sua curiosidade a meu respeito e a respeito de outros escritores que eu conhecia. Como estávamos ali por causa do nosso gosto pela História, no primeiro momento não me passou pela cabeça que aquela curiosidade literária advinha do fato de eu estar na presença de um dos raros grandes valores que a Literatura produz em cada povo.
Passamos os dois nos primeiros lugares do Vestibular, ele na minha frente, o que acho uma honra. Quando março chegou e nos reencontramos na mesma sala de aula, desde há primeira semana ficou muito claro a que o Viegas vinha – disparado, era o melhor, o mais inteligente e o mais preparado dos alunos daquela turma de História que se formou no ano de 2001, desde o primeiro semestre do Curso que nos tornamos bens e grandes amigos, amizade da qual até hoje tenho o prazer de auferir. Logo criamos o hábito da passagem por um barzinho, depois das aulas, para discutirmos os teóricos da História, um pouco de Literatura, ou mesmo para jogarmos converso fora.
Foi só com a nossa formatura, já dita em 2001, que houve, afinal, o tempo para se voltar à Literatura – e então é que fui, enfim, ofuscada pela beleza e pela luz que emanavam do que Viegas escrevia. Ele já nascera Mestre – a História viera apenas como caminho, como a lhe dar substrato para seus textos mais maravilhosos, tanto em prosa quanto em poesia, embora em nenhum momento meu amigo tenha desprezado nenhum outro assunto que mexeu com a sua alma, como o das suas muitas divas inspiradoras, por exemplo.
“Sob a luz do Farol” é uma coletânea de crônicas e contos seus, nascidos na famosa mesa 8 do Bar Farol, próximo à Universidade, em Blumenau.


136 Páginas – Preço: R$ 20,00 – ISBN 85-86857-25-4 – 1ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário