quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ENCONTRO COM A INFÂNCIA – AUTORA: URDA ALICE KLUEGER

“Encontro com a Infância” trata-se de uma coletânea de crônicas memorialistas abrangendo o período em que a autora foi criança e adolescente num Blumenau de outros tempos. Segue texto da orelha do mesmo, escrito pelo professor doutor José Roberto Severino:
“Um livro pode ter muitos usos e sentidos. Este livro da Urda não é diferente. É para se ler sem pressa. O texto é leve como um bom chá com bolachinhas, gostoso, agradável, nada indigesto ou pesado. Urda sabe muito bem fazer isso. Uma contadora de histórias de primeira. Comove, faz rir, acalanta o espírito. O gêmeo deste livro, “No tempo da Bolacha Maria” nos fala do lugar, da imigração, da memória compartilhada de pessoas simples, como a vida pode ser. Urda é mestre nisso. E como boa narradora que é, fez uma segunda seleção de textos cujo tema é a simplicidade. Quando ela nos brinda com um novo livro, sempre pensamos no que virá por aí. Uma viagem, um sonho, uma trama. Ou quem sabe um drama. Não, o novo livro, “Encontro com a Infância”, é outra coisa. Deixe-o sobre a mesa. Permita que outros belisquem uma ou outra história, como um vidro de biscoitos que são furtados por crianças espevitadas passando pela sala de visitas. Cada história é um degustar sem pretensão de se matar a fome de saberes filosóficos profundos. É um deleite baseado na simplicidade de coisas ditas sobre a vida que corre de forma simples. Como a vida deve ser”.
José Roberto Severino
Professor Doutor de História UNIVALI/FURB

Pequeno texto do livro:
“Andar em pé no bagageiro da bicicleta do meu pai era o meu orgulho, a minha marca, já que nenhuma outra criança andava assim! Ficava cheia de pose, arriscando passos de trapézio, sem o menor medo de cair. Aquele bagageiro de bicicleta era como se fosse um palco onde eu podia viver todas as fantasias, e respirando profundamente eu as vivia na imaginação. Penso que naquela Blumenau da década de 1960, com seus 60.000 habitantes e suas ruas sem calçamento, não havia quem não prestasse atenção naquela menina corajosa que não temia andar em pé no bagageiro da bicicleta do seu pai!”

72 Páginas – Preço: R$ 20,00 – ISBN: 978-85-86857-29-4 – 1ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário