quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CRUZEIROS DO SUL – AUTORA: URDA ALICE KLUEGER

Se a Colômbia tem seu Gabriel Garcia Márquez e seu “Cem Anos de Solidão”, Santa Catarina tem Urda Alice Klueger e seu “Cruzeiros do Sul”.
“Cruzeiros do Sul” não é um romance qualquer. Obra de maturidade da autora, narra a saga de um povo construído na diversidade étnica e na luta com as adversidades. Do encontro da índia Xokleng Madjá-Aiú e do degredado “Cabelo Amarelo” nasce Marixem, e com esta os tantos personagens que nos vão sendo apresentados e que vão preenchendo o território hoje chamado de Santa Catarina com suas migrações e ocupações, com seus encantos e desencantos.
Com profundo lirismo e humanismo, Urda nos tece o mural de um povo plural, único, aliando história e ficção da maneira que apenas os grandes escritores têm a capacidade de fazer. Pequenos dramas pessoais ou grandes tragédias familiares, o menino que via a magia e Juliana, que mesmo vítima de ladrões que lhe violentam o corpo e arrancam a vida do seu homem, encontra forças para continuar sua luta e educar seus filhos, são os enredos que vão se entrelaçando sob o luzeiro do Cruzeiro do Sul e povoando um livro que nos devolve à realidade de um Brasil atual, com suas mazelas sociais, suas violências e seus desmandos econômicos, mas também nos faz acreditar na força do ser humano quando carrega em si o sonho da vida.
Fruto de muitas pesquisas e imensa sensibilidade, “Cruzeiros do Sul” é um marco na obra da autora, bem como um marco na literatura catarinense. Leitura obrigatória para quem deseja conhecer melhor o povo deste Estado, sua história e sua ficção.

Viegas Fernandes da Costa
Escritor e Historiador


408 Páginas – Preço: R$ 50,00 – ISBN: 85-86857-23-8 – 2ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário